Ceticismo
Ciência e Religião
Ciência & Sociedade
Cientistas brasileiros
Comunicação da Ciência
Divulgação Cientifica
Ética na Ciência
Ficção Científica
História de C & T
Jornalismo Ambiental
Jornalismo Científico
Jornalismo Econômico
Jornalismo em Agribusiness
Jornalismo em Saúde
Pseudociência
Política de C & T
Relação entre jornalistas e cientistas
Tecnologia da Informação
Temas relevantes em C & T
Ciência e Sociedade


::
Universidade, Imprensa e Ciência numa mesma trajetória

Dalira Lúcia Cunha M. Carneiro*

      A inexistência de uma cultura de comunicação científica vem distanciando cada vez mais imprensa e universidade. Como explicar ciência a um público leigo? De um lado, as dificuldades naturalmente enfrentadas pelos jornalistas ao tentar filtrar o discurso científico, muitas vezes preocupados somente com os aspectos sensacionais da ciência. De outro, o pesquisador que se depara em sua própria barreira, uma linguagem técnica que se interpõe entre a descoberta e o conhecimento, e por vezes demasiadamente zeloso quanto à precisão da informação.
      Observa-se que o interesse da mídia pelo saber científico é motivado, em grande parte, por acontecimentos atuais, temas polêmicos que causam impactos. São inúmeras as pesquisas desenvolvidas na Universidade, caracterizadas pelos valores científico, econômico, cultural e social. Por meio de uma cultura comunicacional científica, a universidade, parceira da sociedade, que colabora com a sua manutenção e funcionamento, irá difundir seus conhecimentos e tudo aquilo que nela produz, contribuindo, conseqüentemente, para a melhoria da qualidade de vida, para a solução de problemas e conflitos sociais.
      As diversas conquistas obtidas pela ciência em todas as áreas da vida, devem ser revertidas para o bem-estar da humanidade. E com uma maior integração entre o pesquisador e o jornalista, poderão ser levados ao público além das descobertas científicas, informações sobre as transformações e resultados que essas inovações trarão à vida das pessoas. Por meio da parceria jornalista e pesquisador, é desenvolvida a consciência pública sobre o valor que a ciência traz ao progresso intelectual e material da população.
      O compromisso da universidade é com o Ensino, a Pesquisa e a Extensão de Serviços; o da imprensa é difundir os avanços da ciência, colaborando com a democratização do conhecimento. E o mesmo esforço dedicado pelo jornalista em oferecer ao cidadão a informação certa e sugestiva sobre ciência e tecnologia, os pesquisadores também devem dedicar uma parte de seu trabalho e tempo para se relacionarem com o público através dos meios de comunicação. Em uma mesma trajetória, poderão cumprir uma de suas missões: transmitir o desenvolvimento da ciência para que a maioria das pessoas possa participar dos progressos do conhecimento. É de fundamental importância um trabalho conjunto de jornalistas e pesquisadores, no sentido de tornar público os impactos dos acontecimentos relacionados à ciência.
      Universidade e Imprensa ao mesmo tempo que se aproximam, se distanciam do tema ciência. A evolução do conhecimento se dá num período longo. A imprensa, ao contrário, que se nutre da agilidade dos fatos, quer informações em cima da hora. Essa incompatibilidade de ritmos entre a pesquisa e a imprensa deve ser superada para que haja uma maior difusão de informações e para que as pesquisas da Universidade se tornem mais conhecidas pela sociedade.

--------------------------------------------------------------------------------

*Dalira Lúcia Cunha M. Carneiro é Jornalista da Universidade Federal de Uberlândia e mestranda em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

 
 
 
Webdesign e hospedagem por @ms public
 
Home