Ceticismo
Ciência e Religião
Ciência & Sociedade
Cientistas brasileiros
Comunicação da Ciência
Divulgação Cientifica
Ética na Ciência
Ficção Científica
História de C & T
Jornalismo Ambiental
Jornalismo Científico
Jornalismo Econômico
Jornalismo em Agribusiness
Jornalismo em Saúde
Pseudociência
Política de C & T
Relação entre jornalistas e cientistas
Tecnologia da Informação
Temas relevantes em C & T
Jornalismo Científico: teoria e prática


::
Manuel Calvo Hernando, um exemplo e uma referência

Wilson da Costa Bueno*

      O Jornalismo Científico vem gradativamente ganhando espaço na universidade e no mercado profissional por uma série de motivos, dentre os quais podemos destacar a crescente importância que a ciência e a tecnologia, nos últimos anos, passaram a ter na vida dos cidadãos em todo o mundo. O chamado progresso técnico, as novas descobertas e as novas tecnologias , além de revolucionar as formas pelas quais nos relacionamos, impactaram, sobremaneira, as relações de trabalho, alteraram a relação de poder entre as nações e criaram problemas novos no terreno da ética, exigindo um posicionamento e um espírito crítico daqueles que produzem ou consomem ciência.
      Muitos jornalistas , professores e pesquisadores têm contribuído para a qualificação da informação cientifíca e para a capacitação dos novos comunicadores de ciência, mas é fundamental destacarmos a figura de Manuel Calvo Hernando, um dos mais importantes estudiosos da comunicação científica em todo o mundo.
      A trajetória de Calvo Hernando é exemplar. Há aproximadamente 50 anos, tem dedicado, com competência e grande entusiasmo, sua vida ao jornalismo e, particularmente, à divulgação da ciência, escrevendo, ensinando e pesquisando com um talento invejável. Destaca-se em sua vasta obra (já escreveu cerca de 30 livros e um número impressionante de artigos e comunicações) a figura do educador, do mestre paciente que, com seu descortínio e disciplina de trabalho, tem se tornando uma referência para as velhas e novas gerações. Conferencista notável, Calvo Hernando, como um autêntico missionário da divulgação científica, circula pelos quatro cantos do mundo, pregando a importância da ciência e do jornalismo científico . É preciso sempre lembrar que ele teve papel importante na formação dos primeiros profissionais de Jornalismo Científico no Brasil, quando, em 1972, esteve na Escola de Comunicações e Artes da USP, ministrando um curso de especialização na área, a convite do professor José Marques de Melo.
      Neste espaço, pretendemos não apenas apresentar um pouco da contribuição de Calvo Hernando ao Jornalismo Científico, reproduzindo alguns de seus pensamentos, mas prestar-lhe uma homenagem e uma reverência. Poucos têm contribuído como ele, com tanta devoção e competência, para o desenvolvimento da comunicação científica . Esta é a característica dos idealistas, daqueles que, verdadeiramente, estão a serviço da ciência , da educação, do jornalismo e da sociedade. Com ele, aprendemos todos nós a dignificar a área e a respeitá-la. Esperamos que os internautas, que neste momento nos dão o prazer da companhia, possam também conhecê-lo um pouco mais. A ciência e o jornalismo científico devem muito a Calvo Hernando. Por isso, mestre e amigo Calvo Hernando, aqui vai o nosso muito obrigado.
      Seguem abaixo links para artigos, recentes ou não, de Calvo Hernando e que evidenciam a sua contribuição à área. Estamos resgatando, gradativamente, novos artigos e ensaios e colocando-os à disposição dos internautas.

Artigo especial sobre Calvo Hernando (Revista Chasqui)
A revista Chasqui, do CIESPAL, uma das mais importantes revistas de comunicação em língua espanhola, em sua edição número 66, de junho de 99, prestou uma homenagem a Calvo Hernando. Leia, sobretudo, o artigo de seu filho Antonio Calvo, um relato apaixonado da contribuição do importante jornalista científico espanhol.
Manuel Calvo Hernando. 50 años de periodismo científico
(http://www.comunica.org/chasqui/calvo66.htm)

--------------------------------------------------------------------------------

*Wilson da Costa Bueno é jornalista, professor do programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP e de Jornalismo da ECA/USP, diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa.

 
 
 
Webdesign e hospedagem por @ms public
 
Home Voltar artigos