:: Se papai e mamãe brigam muito, o filho fica baixinho

Jornal do Brasil, 15/10/1.997, p. 18

Conflito em casa afeta hormônios do crescimento
      LONDRES - Pesquisadores já comprovaram que os conflitos familiares afetam diretamente o sistema psicológico das crianças. Agora, as brigas, separações e divórcios podem provocar alterações no ritmo do crescimento dos filhos. As conclusões vêm de médicos do hospital Royal Free, em Londres, que constataram que todas as crianças que sofrem ou sofreram tensões familiares - cerca de 45% delas - têm a estatura menor em relação a sua idade e às outras crianças que vivem em famílias consideradas "felizes".
      Os pesquisadores estudaram os índices de crescimento de 6.500 crianças de sete anos de idade. Durante a pesquisa, todos os demais fatores que influem no crescimento como, deficiências hormonais - foram analisados. Mesmo as crianças que não apresentavam estas disfunções orgânicas, tinham a estatura mais baixa do que as demais crianças.
      De acordo com Scott Montgomery, um dos coordenadores da pesquisa, as crianças com problemas familiares têm o dobro a mais de chances de apresentar falhas no crescimento. "0 baixo nível de crescimento na infância não está ligado às condições sócio-econômicas. Isto, porque os fatores que controlam o crescimento são sensíveis a distúrbios emocionais", detalhou Montgomery.
      Além das brigas, o barulho também altera a estatura e o porte físico das crianças. Cerca de 44% das crianças que vivem em casas barulhentas também são pequenas, se comparadas com os 16,4% que vivem em casas calmas. "0 barulho reduz a secreção do hormônio do crescimento e pode resultar num desenvolvimento físico mais lento", explica.

Comentário de JC, o repórter da ciência: Já entendi. Quer dizer que ou os pais dos jogadores de basquete moram em casas separadas ou são dois santos. Caso contrário, jamais eles poderiam alcançar os dois metros.

<< Voltar

 
 
Webdesign e hospedagem por @ms public
 
Home Voltar Ciência Gaiata