:: Música clássica estimula cliente a gastar mais em restaurantes

O Estado de S. Paulo, 08 de outubro de 2003, p.11

      LONDRES.A música erudita parece ser uma mina de ouro para os donos de restaurantes. As peças de Mozart, Bach e Beethoven (sic), quando tocadas nos restaurantes, fazem os clientes ficarem mais dispostos a gastar. Essa é a conclusão de um estudo feito na Universidade de Leicester, na região central da Inglaterra, e divulgado ontem.
      "Ao ouvir uma música, todos os valores e sensações são ativados, diz o professor de psicologia Adrian North, que coordenou a pesquisa em um restaurante da região, durante três semanas. "Ouvir música clássica tem conotações de sofisticação, influência e riqueza, o que faz as pessoas se sentirem elegantes. Num restaurante, o resultado disso tudo é gastar mais dinheiro."

Estímulo
      Os pesquisadores descobriram que a música clássica é realmente mais eficiente do que os outros gêneros quando se trata de estimular as pessoas a gastar mais dinheiro com uma refeição. Ao som dos clássicos, cada frequentador gastava pelo menos o equivalente a US$40 em sua refeição, mostrou a pesquisa. Mas quando as pessoas comiam ao som da cantora pop Britney Spears, por exemplo, o consumo baixava para US$36,75.
      Os pesquisadores também avaliaram o comportamento das pessoas quando não havia música no restaurante. Sem som ambiente, o gasto por cabeça era de US$35.
      A música clássica também estimulou o consumo de determinados produtos do cardápio. "Com ela, as pessoas gastaram com itens supérfluos, como entradas, sobremesas e cafés", diz North. O dono do restaurante onde o estudo foi feito, James Davis, está decidido: "A pesquisa vai definir o que tocaremos daqui em diante." (AP)

Comentário de JC, o repórter da ciência: Com o preço da comida por aí e com a qualidade do que se come em alguns restaurantes, não há Mozart nem Bach que dê jeito. Viva a comida por quilo!.

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