:: Memória de canhoto é mais eficaz

Folha de S. Paulo, 12/11/2.001, p. 8

Neurologia - Efeito está ligado apenas à capacidade de lembrar acontecimentos
      Canhotos - ou pelo menos parentes de canhotos - podem ser melhores do que pessoas destras para se lembrar de acontecimentos, segundo um novo estudo.
      Desde os anos 80, cientistas sabem que os dois hemisférios cerebrais dos canhotos são mais fortemente ligados do que os dos destros. A intercomunicação entre os hemisférios pode ser importante para recordar fatos específicos, a chamada memória episódica.
      Com base nisso, Stephen Christman e Ruth Propper, da Universidade de Toledo, em Ohio (EUA) concluiram que canhotos e destros devem ter diferentes habilidades para memória episódica. Os pesquisadores acreditam que a memória factual - coisas que as pessoas sabem mas não necessariamente se lembram como aprenderam - não depende da interação entre os hemisférios.
      Christman e Propper pediram que 62 indivíduos observassem uma sequência de palavras mostradas em uma tela. Minutos depois, eles pediram aos indivíduos para escrever as palavras. Após a contagem de acertos, viu-se que os parentes de canhotos - que devem compartilhar características cerebrais com seus parentes - superaram os outros.
      Independentemente de suas orientações de mão, esses indivíduos atingiram uma pontuação média de 4,7, contra 2,7 daqueles que só tinham familiares destros.

Comentário de JC, o repórter da ciência: Eu estou achando essa pesquisa meio canhota. Na verdade, como sou destro, já não me lembrando de nada.

<< Voltar

 
 
Webdesign e hospedagem por @ms public
 
Home Voltar Ciência Gaiata