Ceticismo/Racionalismo
Comunicação Científica
Divulgação Científica
Ética Científica
Ficção Científica
Jornalismo Ambiental
Jornalismo Científico
Jornalismo Econômico
Jornalismo em Agribusiness
Jornalismo em Saúde
Pseudociência
Política de C & T
Relação Cientistas x Jornalistas
Tecnologia da Informação
Jornalismo Econômico

 

     O Jornalismo Econômico diz respeito à atividade jornalística centrada na cobertura e debate de temas afetos à economia, negócios e finanças e tem uma larga tradição em nosso País.
     Com a abertura política (e também a econômica), esta modalidade do Jornalismo experimentou grande expansão, com o aparecimento de cadernos de economia nos jornais de informação geral, a consolidação de veículos especializados tradicionais e o surgimento de novos representantes e, sobretudo, a multiplicação de títulos de revistas focadas nesta temática. Citam-se como referências importantes no cenário brasileiro os jornais Gazeta Mercantil, Valor Econômico e Jornal do Commercio/RJ; as revistas Exame, Carta Capital, Isto É Dinheiro, Forbes, Amanhã e América Economia, dentre outras, e os cadernos de economia dos principais jornais brasileiros (não só os de circulação dita nacional, mas também os de alcance regional).
     Alguns jornalistas que atuam nesta área também são bastante prestigiados, muitas vezes constituindo-se , no caso dos colunistas, em espaços nobres dos veículos, dada a sua enorme audiência: Luis Nassif , Joelmir Beting e Lilian Witte Fibe, dentre muitos outros, podem ser aqui mencionados como exemplos.
     A Internet tem valorizado, sobremaneira, o Jornalismo Econômico, com o surgimento de sites especializados em negócios, economia e finanças, além daqueles que representam meras extensões (ainda que atualizadas e interativas) dos veículos e colunistas já mencionados.
     Uma observação importante que deve ser feita com respeito ao Jornalismo Econômico atual é a influência que os clientes dos jornalistas e colunistas (que mantêm, em muitos casos - cada vez mais frequentes - suas empresas de prestação de serviços) teoricamente poderiam ter na condução de seu trabalho, o que comprometeria a isenção de suas matérias e colunas.
     A parceria entre veículos de comunicação e empresas comerciais ( para não falar dos casos em que grupos empresariais detêm o controle explicito dos veículos) tenderia, segundo alguns analistas, a .reforçar esta dependência, contaminando definitivamente a cobertura na área.
     Há que se ressaltar a competência do Jornalismo Econômico praticado no País, responsável por tornar conhecidas as nossas empresas e por estimular o debate sobre políticas econômicas governamentais, formação de blocos regionais e outros temas complexos.
     Indica-se como texto fundamental, particularmente em virtude de sua perspectiva crítica, o trabalho do professor e jornalista Bernardo Kucinski, Jornalismo Econômico, editado pela Editora da USP, São Paulo, 1.996, agraciado, justamente, com o Prêmio Jabuti.
 
 
 
Webdesign e hospedagem por @ms public
 
Home