Ceticismo/Racionalismo
Comunicação Científica
Divulgação Científica
Ética Científica
Ficção Científica
Jornalismo Ambiental
Jornalismo Científico
Jornalismo Econômico
Jornalismo em Agribusiness
Jornalismo em Saúde
Pseudociência
Política de C & T
Relação Cientistas x Jornalistas
Tecnologia da Informação
Jornalismo em Saúde

 

     Jornalismo em Saúde é um caso particular (e talvez o mais importante ) do Jornalismo Científico e abrange toda a comunicação jornalística associada à temática da Saúde, entendida aqui no seu sentido mais amplo (incluindo nutrição, segurança alimentar, a pesquisa médica, a odontologia e a Enfermagem, para só citar alguns casos). Ele não só se manifesta na mídia, mas também em veículos de divulgação patrocinados por empresas, universidades e institutos de pesquisa nesta área. Alguns exemplos importantes são a Fiocruz, a Unifesp, o Cremesp, os hospitais Albert Einstein e das Clínicas de São Paulo. e o Laboratório Fleury, dentre muitos outros. Colunistas importantes como Moacyr Scliar, Júlio Abramczyk, e Dráuzio Varella precisam também ser de pronto mencionados, assim como os cadernos específicos dos jornais Zero Hora e O Povo , o site Medwebonline e outros, de inúmeras indústrias farmacêuticas e entidades da área, com espaços reservados para a interação com os jornalistas.
     A importância do Jornalismo em Saúde tem a ver com o fato de que, na verdade, a saúde é o maior patrimônio do ser humano e que, em função disso, as notícias que envolvem esta temática geralmente seduzem os leitores, telespectadores, radiouvintes e internautas.
     A maior crítica que se tem feito ao Jornalismo em Saúde é que ele privilegia a doença ao invés da saúde, trabalhando, com menos frequência (e competência) a prevenção ou a chamada educação para a saúde.
     Outros desvios apontados são a relação promíscua da comunicação da Saúde (e em particular do Jornalismo em Saúde) com os interesses das empresas fabricantes de produtos ou prestadoras de serviços na área e o sensacionalismo (quantas vezes a imprensa já não descobriu a cura total para o câncer e a Aids?)
     O desenvolvimento espantoso da biotecnologia e suas inúmeras aplicações (clonagem, terapia genética etc) tem feito crescer o espaço e o tempo dedicados à divulgação da pesquisa na área e sido responsável por manchetes e capas de jornais e revistas em todo o mundo. Esta nova e polêmica temática remete a um acalorado debate sobre a ética, acirrado pela intervenção de importantes segmentos sociais (igrejas, profissionais da área do direito e da filosofia etc).
 
 
 
Webdesign e hospedagem por @ms public
 
Home