Um número formidável de pesquisas tem sido realizado no Brasil tendo como objeto o Jornalismo Científico e a divulgação científica de maneira geral, sobretudo em Programas de Pós-Graduação. Você poderá encontrá-los sobretudo na UMESP – Universidade Metodista de São Paulo que mantém uma linha de pesquisa em comunicação científica e tecnológica, onde estão os professores e pesquisadores Graça Caldas, Isaac Epstein e Beth Gonçalves que, há anos, orientam trabalhos nessa área.
      Você também encontrará excelentes trabalhos em universidades federais (Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Pernambuco por exemplo), na Escola de Comunicações e Artes da USP e especificamente sobre saúde na Fiocruz, dentre muitos outras instituições de prestígio.
      A partir de 2007, os programas de Pós-Graduação deverão disponibilizar integralmente os textos das dissertações e teses defendidas (muitas apenas tornarão acessíveis as que forem concluídas a partir do ano que vem, mas algumas resgatarão também os trabalhos anteriores), o que aumentará bastante a oferta de pesquisas disponíveis na rede.
      Estaremos acompanhando esta nova realidade e divulgando pelo site o material que estiver disponível on line.
      Você pode também acompanhar algumas pesquisas realizadas pela Comtexto ou por seus diretores neste site ou outras pesquisas relevantes realizadas por pesquisadores nacionais ou do exterior, incluídas na revista digital Ciência & Comunicação.
      Se souber de algo, não hesite em comunicar-nos. Se for autor de uma pesquisa já concluída ou de alguma que vier a ser feita em Jornalismo Científico, esteja à vontade para encaminhar artigos-síntese destes trabalhos. Nós os publicaremos com muito interesse.

     Se tiver um tempinho, dê uma olhada nas pesquisas constantes no site.

 
 
Webdesign e hospedagem por @ms public
 
Home