Volume 1
Número 1

20 de dezembro de 2004
 
 * Edição atual    
Documento sem título

            Editor

Wilson da Costa Bueno
            Jornalista, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP (mestrado e doutorado), onde responde pela linha de pesquisa em Comunicação Corporativa. Professor do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP. Tem mestrado e doutorado em Comunicação Social e especialização em Jornalismo Científico e Comunicação Rural. Já orientou cerca de 80 dissertações de mestrado e teses de doutorado em Comunicação na USP e na UMESP. Editor de sites temáticos em Comunicação Empresarial, Jornalismo Científico, Comunicação e Saúde e Comunicação em Agribusiness e Meio Ambiente. Coordenador do Grupo de Pesquisa Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica, cadastrado no CNPq. Diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa. Livro publicado mais recente: Comunicação Empresarial: teoria e pesquisa (Editora Manole, 2003).

            Membros do Conselho Editorial

Alessandra P. de Carvalho
            Graduada em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Universidade Federal do Pará. Mestra e Doutora em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Professora de graduação em Comunicação nas Faculdades Integradas São Pedro (Faesa) e na Faculdade Estácio de Sá, em Vitória-ES; nas quais também desenvolvo atividades de pesquisa e extensão de trabalhos em comunicação. Trabalho com Comunicação Científica desde 1993,tendo desenvolvido TCC, dissertação e tese nessa área, assim como realizei trabalhos de divulgação científica como jornalista.

Fabíola de Oliveira
            Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com mestrado e doutorado em Jornalismo pela ECA-USP. Trabalhou 16 anos como assessora de imprensa e escritora de ciência no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foi presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC), e ganhadora do Prêmio José Reis de Divulgação Científica do CNPq (2002). Atualmente é professora de Jornalismo e pró-reitora de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade do Vale do Paraíba (Univap).

Gislene Silva
            Profa. Dra. do Departamento de Jornalismo da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, desde março de 2003; doutora pelo programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais (Antropologia), da Pontifícia Universidade Católica – PUC de São Paulo, em novembro de 2000, com defesa da tese "O imaginário rural do leitor urbano: o sonho mítico da casa no campo"; mestre em Comunicação pela UMESP – Universidade Metodista de São Paulo, em abril de 1989; jornalista da revista Globo Rural de 1990 a 2001, em São Paulo (SP).

Graça Caldas
            Jornalista profissional , especialista em Comunicação Integrada pela Fundação Dom Cabral/PUC-BH . Mestre em Comunicação Científica e Tecnológica pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP. No setor privado, trabalhou em diversos veículos de Comunicação, entre eles Diário de Notícias, TV Globo, revista Pais e Filhos, Jornal do Brasil e Folha de S. Paulo. No setor público, trabalhou na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Campinas e na Assessoria de Imprensa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) durante 11 anos. É autora de vários artigos na área de Comunicação e de livro de Divulgação Científica publicado em 1986 pela Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, "Laser, perspectivas tecnológicas e de mercado". Professora e pesquisadora do programa de Pós-Graduação no Curso de Comunicação Social da UMESP, onde coordena a linha de pesquisa: Mídia e Poder e é líder do Grupo de Pesquisa "Comunicação Científica e Tecnológica", do CNPq. É pesquisadora-associada do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp, onde integra o corpo docente do curso Lato Sensu de Jornalismo Científico e professora convidada do Lato-Sensu em Jornalismo da PUC-Campinas. Participa, como professora convidada, do curso de Jornalismo Lato Sensu da PUC-SP. Tem orientado trabalhos de pesquisa e de conclusão de curso (TCC), no âmbito da Iniciação Científica, Lato Sensu, Mestrado e Doutorado. Integra regulamente de bancas de defesa de dissertações e teses da UMESP e de outras instituições como USP, Unicamp, PUC-SP e UFRS. Participa de Congressos Científicos nacionais e internacionais e ministra palestras na área de Comunicação. Tem publicações nas áreas de: Ensino de Comunicação, Políticas Públicas de Radiodifusão, Comunicação Pública da Ciência, Comunicação e Educação, Comunicação e Linguagem, Ética na Comunica, Comunicação e Cidadania. Coordenou o curso de Jornalismo e foi Diretora da Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), de 1999 a 2001. É consultora do Ministério da Educação (MEC) em processos de avaliação de cursos de Jornalismo e Diretora Acadêmica da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC). Integra a Comissão de Qualidade de Ensino do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo.

José Roberto Ferreira
            Jornalista desde 1977 e cientista social. Trabalhou em jornais e emissoras de rádio e de televisão em Araraquara (SP) e Ribeirão Preto (SP) e em O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde. Entre 1985e 2001 trabalhou na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Universidade Estadual Paulista (Unesp), setor que ajudou a criar e foi seu coordenador durante 11 anos. Integrou o Conselho Editorial e Acadêmico da Editora Unesp (1996-1999), o Conselho Superior do Centro de Rádio e TV da Unesp (1995-2000) e o Conselho Editorial do programa Brasil Pensa (Instituto Uniemp/TV Cultura 1995-1996). É diretor da Acadêmica, agência de comunicação especializada em ciência e tecnologia, e presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (2003-2005).

Marcelo Sabbatini
            Engenheiro químico formado pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil (1997), doutor em Teoria e História da Educação pela Universidad de Salamanca (2004), Espanha. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, modalidade comunicação científica e tecnológica (2000). Especialista (máster) em ciência, tecnologia e sociedade (CTS): cultura e comunicação em ciência e tecnologia, também pela Universidad de Salamanca (1999). Seus interesses de pesquisa são a comunicação mediada por computador (CMC), publicações eletrônicas, divulgação científica e processos de aprendizagem através da Internet. Atualmente é editor-chefe do portal de divulgação científica InfocienciaNet e coordenador dos estágios de estudantes do Máster CTS neste meio. Também é coordenador do sub-projeto DIFUCYT,dentro do âmbito do projeto Novatores da Junta de Castilla y León, cujo objetivo é a criação de um sistema eletrônico de informação regional em ciência e tecnologia.

Vera Regina Toledo Camargo
            Professora de Educação Física, mestre em Educação pela Faculdade de Educação/Unicamp. Doutorado em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Atualmente é coordenadora associada do NUDECRI (Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade), pesquisadora do Labjor (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo) ambos da Unicamp. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Comunicação e Esporte da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação).