Volume 3
Número 4

20 de julho de 2006
 
 * Edição atual    
Documento sem título

          O mundo assombrado pelos demônios

           Carl Sagan
           São Paulo, Companhia das Letras, 2006

           A editora lançou este ano uma edição de bolso da obra de Carl Sagan que já teve várias edições em seu formato original no Brasil, permitindo assim, com a redução do preço, o seu acesso a um número maior de pessoas. O trabalho do grande divulgador científico chama a atenção para o analfabetismo científico, para a escalada das pseudociências e para a importância dos meios de comunicação no processo de democratização do conhecimento.

          Vaidade, vitalidade, virilidade. A ciência por trás dos produtos que você adora consumir

           John Emsley
           Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2006

          A obra tem a mesma proposta de outros trabalhos editados por esta casa publicadora, como O que Einstein disse a seu cozinheiro (em dois volumes) e A ciência no cotidiano, e visa aproximar a ciência do público leigo. Tem também outro objetivo explícito: fazer a apologia da indústria química e defendê-la dos ataques (a maioria deles com total sentido) dos que chama "quimiocéticos" e "quimiofóbicos". Exige, portanto, uma leitura não descuidada.

          Ciência e ética: os grandes desafios

           Ricardo Timm de Souza (org)
           Porto Alegre, EDIPUCRS, 2006

          O livro reúne uma série de artigos sobre a relação entre ciência e ética em que se destacam a pluralidade de temas e de visões. Ele abrange questões como o uso de animais não-animais, o consentimento informado, a bioética e as bases éticas da responsabilidade intelectual, a visão teológica da relação entre ética, ciência e tecnologia etc. Leitura atual e que, certamente, não esgota o assunto.

          Domingo é dia de ciência

           Bernardo Esteves
           Rio de Janeiro, Azougue Editorial, 2006

          O trabalho resgata a experiência do Ciência para Todos, um suplemento dominical de divulgação científica do jornal carioca A Amanhã, que circulou durante 5 anos, entre 1948 e 1953. Documento importante para quem estuda o Jornalismo Científico em nosso País, repleto de ilustrações.

 

 
Imprimir   Enviar para um amigo