Volume 3
Número 5

20 de dezembro de 2006
 
 * Edição atual    
Documento sem título

          Ética e Atividade Científica

           Robson Fernandes de Farias, José Maria Filardo Bassalo e José Edison Ferreira
           Campinas/SP, Editora Átoma e Editora da Universidade Federal do Pará, 2006

           Obra que resgata inúmeros aspectos da relação entre ciência e ética e que interessa não apenas a pesquisadores, mas também a comunicadores e jornalistas em particular envolvidos na divulgação da ciência.

          O mito do progresso

           Gilberto Dupas
           São Paulo, Editora Unesp, 2006

          Uma reflexão lúcida , abrangente e crítica sobre a apropriação do conceito de progresso por governos e organizações para atender a interesses políticos e comerciais. Recomenda-se sobremaneira a leitura dos capítulos 4 (Ciência Médica, saúde e progresso) e 5 (Meio ambiente e o futuro da humanidade). Uma obra que incomoda porque explicita e questiona o uso do progresso como ideologia.

          Ciência, substantivo feminino

           Graziela Guerra, Joice Cristina Rossi e Mônica Pileggi(org)
           São Paulo, Editora CLA, 2006

           Uma obra que resgata, a partir de perfis de pesquisadoras, a contribuição da mulher à ciência nacional. Escrita por 3 jornalistas, é de leitura saborosa e enriquecedora porque conta histórias, humaniza personagens e retrata o quotidiano de brasileiras ilustres que frequentam os laboratórios, as bibliotecas, o ambiente da pesquisa enfim.

          Periódico científico: padronização e organização

           Gleisy Regina Bories Fachin e Araci Isaltina de Andrade Hillesheim
           Florianópolis, Editora da UFSC, 2006

          Elaborado por duas especialistas em Ciências da Informação, este trabalho traça um panorama abrangente do periódico científico (conceitos, evolução histórica, funções e importância), abordando inclusive o periódico on line. Embora possa ser utilizado mais intensamente pelos estudiosos desta área, pode ser lido e consultado com interesse por pesquisadores, professores e profissionais em geral.

          Círculos crescentes: pesquisa e história na divulgação científica brasileira

           Glória Kreinz, Ciro Marcondes Filho e Crodowaldo Pavan
           São Paulo, Núcleo José Reis, 2006

          Mais um lançamento da Coleção Divulgação Científica (é o volume 9), traz artigos dos seus autores sobre Divulgação Científica e História (Crodowaldo Pavan), O Círculo Cibernético e o Detalhamento da Pesquisa (Ciro Marcondes) e sobre Pesquisa e Indagações (Glória Kreinz) . Incorpora também material sobre a Cátedra José Reis de Divulgação Científica, implantada no ano passado.

 

 
Imprimir   Enviar para um amigo