Ceticismo
Ciência e Religião
Ciência & Sociedade
Cientistas brasileiros
Comunicação da Ciência
Divulgação Cientifica
Ética na Ciência
Ficção Científica
História de C & T
Jornalismo Ambiental
Jornalismo Científico
Jornalismo Econômico
Jornalismo em Agribusiness
Jornalismo em Saúde
Pseudociência
Política de C & T
Relação entre jornalistas e cientistas
Tecnologia da Informação
Temas relevantes em C & T
Mudança climática

Artigos completos em outros sites
 
:: O efeito estufa e o setor energético brasileiro
     Mário Jorge Cardoso de Mendonça e Maria Bernardete Sarmiento Gutierez.
Documento do IPEA, publicado em 2.000, disponível para download, que detalha pesquisa cujo objetivo foi " avaliar o impacto da produção e do consumo de energia no Brasil na sustentabilidade climática". O texto conclui que " a abertura comercial parece estar induzindo para a deterioração da sustentabilidade climática na indústria. A perda de competitividade de setores nacionais menos intensivos no uso da energia estaria forçando uma realocação menos favorável. Além disso, existe a indicação de que o processo de substituição das fontes energéticas estaria se esgotando. Contudo, essa estagnação pode ser revertida se houver empenho na criação de incentivos que forcem a procura ou o uso de insumos energéticos mais limpos, ou até mesmo alternativos" .
(http://www.ipea.gov.br/pub/td/tda2000a.html#719)
 
:: A equidade nas negociações internacionais entre países desenvolvidos e em desenvolvimento para a redução dos gases de efeito estufa: princpais critérios e implicações
     Maria Bernardete Sarmiento Gutierrez. Trabalho publicado pelo IPEA, em 1.998, disponível para download, que analisa " os aspectos de eqüidade relacionados às negociações internacionais para a redução dos gases de efeito estufa, presentemente sendo realizadas no âmbito da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima" , em que a autora defende a tese de que os países em desenvolvimento devem contribuir, decisivamente para a redução destes gases, ainda que se possa creditar às nações do Primeiro Mundo uma maior responsabilidade pela sua contínua e crescente emissão.
(http://www.ipea.gov.br/pub/td/tda1998a.html)
 
:: Amazônia: a floresta combate (sim) o efeito estufa
     José Tadeu Arantes. Matéria publicada na revista Galileu, de outubro de 2.000, e que relata pesquisas que comprovam a importância da floresta no combate ao efeito estufa.
(http://galileu.globo.com/edic/111/rep_amazonia.htm)
 
:: Efeito Estufa
     Texto de caráter didático, disponível no site da WWF Brasil.
(http://www.wwf.org.br/wwfgt06.htm)
 
:: Aquecimento Global - Debate
     Matéria resultante de um debate entre especialistas sobre Aquecimento Global (efeito estufa, camada de ozônio etc), publicado pela revista Minas Faz Ciência e disponível no site da publicação da Fapemig.
(http://revistafapemig.br/6/debate.html)
 
:: Full coverage: climate change
     Excelente material disponível no site da Oneworld, comunidade de informações integrada por cerca de 1.000 organizações em todo o mundo. No site, estão listadas as organizações que contribuem para este tema (cerca de 80)
http://www.oneworld.net/themes/topic/index.html?doc_url=topic_9_1.shtml)
:: Climate change
     Conjunto importante de matérias e artigos relevantes sobre mudança climática, disponível no site Newscientist.com.
(http://www.newscientist.com/hottopics/climate/)
 
:: CO2 Emissions
     Brocura disponível, em formato PDF, no site da ANS (American Nuclear Society).
(http://www.ans.org/pi/brochures/pdfs/co2emissions.pdf)
 
:: Mudanças climáticas - ações e perspectivas para o novo milênio
     Warwick Manfrinato,engenheiro agrônomo, gerente da Divisão de Manejo de Recursos Naturais da Winrock International. O autor traça um panorama da questão, analisando o comportamento da mídia na divulgação de informações sobre o tema.
(http://www.ujgoias.com.br/redecta04/03027013015.htm)
 
:: Mudança climática deixa o mundo em perigo
     Lester R. Brown, importante analista e consultor na área ambiental, fundador do WorldWatch, autor de livros e editor de publicações de prestígio, como o State of The World, referência em todo o mundo. Neste artigo, Lester Brown trata, sobretudo, do derretimento da cobertura de gelo da Terra e a ameaça que isso representa.
(http://www.ujgoias.com.br/redecta04/03027013021.htm)
 
:: Painel Intergovernamental de mudanças climáticas da ONU
     Importante documento, divulgado pela ONU, em julho de 2.001, que, apoiado em dados, garante que as temperaturas globais vão aumentar quase 6 graus centígrados até o fim do século. Em função disso, analisa as consequências deste fato.
(http://www.wwiuma.org.br/efeito_estufa_2_onu.htm)
 
 
 
Webdesign e hospedagem por @ms public
 
Home Voltar Artigos