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Jornalismo em Agribusiness

 

     O jornalismo em agribusiness, denominação moderna do jornalismo agrícola, compreende o trabalho jornalístico focado no agribusiness e veiculado em diferentes meios de comunicação, como jornais, revistas, newsletters, telejornais, programas específicos de rádio e TV ou mesmo em canais de assinatura, como o competente Canal Rural, da RBS, além da Web. Ele também é praticado por empresas que trabalham no agronegócio, incluindo-se aí não apenas os produtores agropecuários, mas os institutos e empresas de pesquisa. A Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária pratica, de há muito, um excelente jornalismo em agribusiness, contando, para tanto, com um grupo importante de jornalistas, locados em sua sede ou em suas unidades, distribuídas por quase todas as unidades da Federação. Assim como ela, outras empresas vinculadas ao agronegócio (Cargill, Souza Cruz, empresas estaduais de pesquisa agropecuária etc), editam veículos visando comunicar-se com diferentes públicos.
     O jornalismo centrado na divulgação da pesquisa agropecuária existe há mais de um século em nosso país, ressaltando-se a contribuição pioneira de alguns veículos, como o Balde Branco e A Lavoura, dentre as revistas tradicionais , o suplemento agrícola do jornal O Estado de S. Paulo e mais recentemente o programa Globo Rural, importante escola do jornalismo em agribusiness do País. A revista Globo Rural, também da Rede Globo, merece também ser citada pela contribuição relevante ao debate e à divulgação da ciência e da tecnologia e da cultura rural brasileira.
     O jornalismo em agribusiness também é atuante na Internet, notando-se o crescimento do número de sites voltados para o agronegócio, com a participação efetiva de jornalistas.
     O jornalismo em agribusiness moderno evoluiu do antigo conceito, que se limitava a abranger e a divulgar o trabalho " dentro da porteira" , ou seja basicamente a pesquisa agronômica (aliás, os primeiros veículos eram produzidos por engenheiros agrônomos lotados nas universidades e nos institutos de pesquisa), para tratar a questão do agribusiness no sentido amplo. Hoje, ele trabalha, com naturalidade, todo o processo de comunicação do agronegócio, incluindo o "antes e o depois da porteira", portanto interessando-se pela pesquisa agropecuária, pelos fornecedores de insumos agrícolas e também pelo sistema de distribuição dos produtos agropecuários. Basta verificar o noticiário relativo aos leilões (e a publicidade correspondente) que inunda os veículos agropecuários, em particular alguns suplementos agrícolas paulistas).
     Esta pauta ampliada incluiu novos usuários desta informação e, talvez mesmo por este motivo, o jornalismo em agribusiness é consumido, nos dias de hoje, por um contingente significativo de pessoas que moram na cidade e não têm interesses específicos no campo. Dentre os telespectadores que acompanham o programa Globo Rural, milhões vivem nas grandes cidades, mas são atraídos pela temática abrangente, que privilegia a cultura rural, e, evidentemente, pelo bom jornalismo que lá se pratica.
     O Jornalismo em Agribusiness é um caso particular do Jornalismo Científico, especialmente quando se reporta à divulgação da pesquisa agropecuária, assim como são casos particulares do Jornalismo Científico o Jornalismo Ambiental, o Jornalismo em Saúde, o Jornalismo Econômico e o Jornalismo em Informática.
 
 
 
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