Associações de JC
Associações científicas
Boletins eletrônicos de Ciência e Tecnologia
Ceticismo/Racionalismo
Cientistas Brasileiros
Colunas de C & T na mídia
Empresas de pesquisa
Ficção Científica
História de C & T
Institutos de Pesquisa
Jornalismo Ambiental
Jornalismo Científico
Jornalismo Econômico
Jornalismo em Agribusiness
Jornalismo em Saúde
Museus
Política de C & T
Recursos para Jornalistas
Revistas Científicas
Tecnologia da Informação
Veículos jornalísticos de Ciência e Tecnologia
Vídeo/Cine Científico
História da Ciência e da Tecnologia

:: Grupo de História e Teoria da Ciência (GHTC) da Unicamp

     Criado em 1991, este Grupo está vinculado ao Instituto de Física " Gleb Wataghin", Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia, tendo como objetivo desenvolver estudos e pesquisas em fundamentos, metodologia e História das Ciências, Medicina e Técnica no Brasil e em Portugal.
O site disponibiliza resumos de trabalhos e pesquisas desenvolvidas por seus pesquisadores e pode encaminhar , via correio, pedidos de cópia deste material. O chefe do Grupo é o prof. dr.Roberto Andrade Martins, graduado em física e doutor em lógica e filosofia da ciência, com estágios de pós-doutoramento, sobre história da física, em Oxford e Cambridge .
Contato: ghtc@ifi.unicamp.br
(http://www.ifi.unicamp.br/~ghtc)
 

:: Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Unicamp

     Implantado oficialmente em 1977, o CLE tem como objetivo desenvolver atividades nas áreas de Lógica, Epistemologia e História da Ciência. Dispõe de um Arquivo de História da Ciência, com um importante conjunto de depoimentos e entrevistas de cientistas de renome nacional e mundial. Edita revistas e outras publicações, voltadas para as áreas de interesse do Centro. O diretor do CLE é o prof. dr. Walter A. Carnielli.
Contato: carniell@cle.unicamp.br
(http://www.cle.unicamp.br)
 

:: Scientia

     Site de História da Ciência, com ênfase nas Ciências Exatas, sob a responsabilidade do físico e prof.dr. Henrique Leitão, investigador da Universidade de Lisboa. O site apresenta um número importante de referências e links, fontes sobretudo para a história da Ciência em Portugal.
(http://scientia.artenumerica.org)
Contato: leitao@alf1.cii.fc.ul.pt
 

:: History of Science Society

     Fundada há mais de 75 anos, The History of Science Society é, segundo informações contidas no seu site," a maior entidade voltada à compreensâo da ciência, tecnologia e medicina e às suas interações com a sociedade in seu contexto histórico" . Inclui um banco de dados em História da Ciência e Tecnologia, apenas disponível aos seus associados e algumas indicações bibliográficas para professores que ensinam história da ciência e da tecnologia.
Contato: hssexec@u.washington.edu
(http://depts.washington.edu/hssexec)
 

:: Australian Science Archives Project

     Site do Australian Science and Technology Heritage Centre da Universidade de Melbourne, Austrália, fundado em maio de 1.999. Seu mérito maior é disponibilizar uma Biblioteca Virtual de História da Ciência, Tecnologia e Medicina com um número infindável de links, direcionados para fontes relevantes em diversos campos de conhecimento.
Contato: asapweb@asap.unimelb.edu.au
(http://www.asap.unimelb.edu.au)
 

:: Institute and Museum of the History of Science of Florence

     Contém informações sobre o acervo do museu, permitindo, inclusive, uma visita virtual ao acervo de peças de Galileo Galilei.
Contato: marco@galileo.imss.firenze.it
(http://galileo.imss.firenze.it)
 

:: Homepage de Simon Schwartzmann

     O site traz uma parcela importante do trabalho de Simon Schwartzmann, sociólogo, com doutorado em ciência política, ex-presidente do IBGE, autor do livro Formação da Comunidade Científica no Brasil, referência em História da Ciência e da Tecnologia brasileiras. Destacam-se no site os artigos e livros sobre política científica e tecnológica e sobre história da ciência e da tecnologia. O material, em sua maioria, está disponível on line, servindo como fundamental fonte de consulta.
Contato: simon@airbrasil.org.br
(http://www.10minutos.com.br/simon/portuguese.html)
 

:: Prêmio Nobel

     Site que traz dados e links relativos a todos os vencedores dos Prêmios Nobel, muito útil para consulta na medida em que aglutina cientistas que deram contribuição relevante à ciência e à tecnologia.
(http://nobelprizes.com)
 

:: Marie Curie

     Site que traz informações abrangentes sobre esta importante cientista, Prêmio Nobel, que descobriu os elementos químicos rádio e polônio}
(http://hum.amu.edu.pl/~zbzw/ph/sci/msc.htm)
 

:: Albert Einstein

     Site do descobrir da Teoria da Relatividade, com informações sobre os seus principais trabalhos e sua contribuição à ciência mundial.
(http://www.aip.org/history/einstein)
 

:: Biography.com

     Site importante porque reúne dados biográficos sobre um número impressionante de personalidades, dentre elas os mais renomados cientistas.
(http://www.biography.com)
 

:: History Channel

     Outro site que merece destaque porque traz um imenso material sobre os fatos mais relevantes da história mundial, incluindo aí a contribuição dos cientistas.
(http://www.historychannel.com)
 

:: Society for the History of Technology

 

:: History of Sience

 

:: Yahoo! History of Science and Technology

 

:: Technology History

 

:: History of Science and Technology Links

 

:: Science, Technology and Society

 
 
 
Webdesign e hospedagem por @ms public
 
Home