Associações de JC
Associações científicas
Boletins eletrônicos de Ciência e Tecnologia
Ceticismo/Racionalismo
Cientistas Brasileiros
Colunas de C & T na mídia
Empresas de pesquisa
Ficção Científica
História de C & T
Institutos de Pesquisa
Jornalismo Ambiental
Jornalismo Científico
Jornalismo Econômico
Jornalismo em Agribusiness
Jornalismo em Saúde
Museus
Política de C & T
Recursos para Jornalistas
Revistas Científicas
Tecnologia da Informação
Veículos jornalísticos de Ciência e Tecnologia
Vídeo/Cine Científico

Jornalismo Científico

:: Infociencia . Net

     Site que resultou de um projeto do Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade - Cultura e Comunicação em Ciência e Tecnologia da Universidade de Salamanca, Espanha, sob a responsabilidade do brasileiro Marcelo Sabbatini, mestre pela UMESP e doutorando na Universidade de Salamanca.Certamente, a Infociencia Net é dos espaços mais nobres do Jornalismo Científico na Internet. Deveria ser visitado e " curtido" por profissionais, pesquisadores e estudiosos da área. Imperdível!
(http://www.infociencia.net)
 

:: Radiobrás

     A Radiobrás, em seu site, tem um serviço importante de informações em Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, com notícias sempre atualizadas, muitos artigos e um glossário de termos técnicos, úteis para comunicadores e o público em geral, dentre outros recursos informacionais. Merece uma visita.
(http://www.radiobras.gov.br)
 

:: O Estado de S. Paulo

     O site do jornal O Estado de S. Paulo traz um espaço importante para Ciência e Meio Ambiente, com notícias, indicações de links, matérias especiais e outros materiais relevantes sobre estas áreas. Merece visita frequente.
(http://www.estadao.com.br/ciencia/)
 

:: Folha de S. Paulo

     A Folha, em sua edição impressa e no seu site, dá espaço regular para a Ciência e a Tecnologia e as destaca, com frequência, quando um fato relevante ocorre nestas áreas. Visite o site e confira sempre as novidades.
(http://www.uol.com.br/folha/ciencia/)
 

:: Jornal do Brasil

    O tradicional jornal carioca traz, em sua edição impressa e eletrônica, matérias e informações sobre ciência e tecnologia. No site, clique em Ciência, no menu seções.
(http://www.jbonline.com.br)
 

:: O Globo

    Vale a pena conferir as novidades da editoria de Ciência e Tecnologia do jornal O Globo. A cobertura é atualizada, sempre com informações relevantes.
(http://oglobo.globo.com/ciencia/_portal.htm)
 

:: O Povo

    O matutino cearense tem uma tradição importante na cobertura de ciência e saúde, com um caderno na edição impressa e um bom material em seu site. Confira.
(http://www.opovo.com.br/200104/15/ciencia/)
 

:: Jornal do Commercio/PE

    Um dos mais importantes jornais do Nordeste, o Jornal do Commercio mantém uma cobertura regular de ciência , tecnologia e meio ambiente. Para ver as novidades,. clique em Meio Ambiente na página principal. Veja também artigos na coluna Vida & Ciência.
(http://www2.uol.com.br/JC/)
 

:: Veja

   A revista brasileira de maior tiragem contempla a ciência e a tecnologia com uma cobertura sistemática, muitas vezes levando à capa e às manchetes no seu site. Pena que parte deste rico material esteja, no site, reservado apenas para os assinantes da revista e do UOL.
(http://www.vejaonline.uol.com.br)
 

:: Isto É

    Há uma boa cobertura de Ciência e Tecnologia na revista Isto É. Para acessá-la, clique em Ciência e Tecnologia no menu da página de abertura do site.
(http://www.terra.com.br/istoe/)
 

:: Ciênciapress

     Iniciativa importante da bióloga e divulgadora científica Glória Malavoglia, o site divulga a ciência e a tecnologia brasileira, oferecendo pautas relevantes para jornalistas e meios de comunicação. Inclui também uma boa seleção de links para quem trabalha na área. Vá até lá.
(http://www.cienciapress.bio.br)
 

:: Prossiga/CNPq

    O site do Prossiga é referência indispensável para quem se interessa por, estuda ou pesquisa em qualquer ramo do conhecimento. Suas Bibliotecas Virtuais Temáticas, seus tutoriais, seus links e seus sistemas de busca são fontes valiosas e merecem ser visitadas com absoluta regularidade. Não deixe de visitá-lo.
(http://www.prossiga.br)
 

:: SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

    O site da SBPC é riquíssimo de informações, com a vantagem de sua qualificação. Traz notícias, documentos, agenda de eventos, com foco sobretudo na discussão da política científica e tecnológica brasileira. Não deixe de acompanhar também as edições da revista Ciência Hoje, por ela editada, fonte básica de informações para professores, pesquisadores, estudantes e comunicadores sociais interessados em ciência e tecnologia. Visita mais do que obrigatória.
(http://www.sbpcnet.org.br)
 

:: The Scientist

    Esta conceituada revista dedicada às ciências da vida é fonte inesgotável de informações (notícias, artigos, documentos etc) para pesquisadores e profissionais de comunicação. Você tem acesso a este rico material no seu site, bastando cadastrar-se, o que é rápido e gratuito. Confira mesmo.
(http://www.thescientist.com)
 

:: FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    A Fapesp tem dado enorme atenção ao jornalismo científico brasileiro, financiando iniciativas para incrementá-lo em nosso país e, sobretudo, praticando-o com competência e profissionalismo. Visite o site da entidade, mas não deixe de ler, sistematicamente, as edições da Revista FAPESP, disponíveis no site (clique em Revista Fapesp no menu da página de abertura do site) e também na versão impressa.
(http://www.fapesp.br)
 

:: FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

    Importante agência de fomento à pesquisa científica e tecnológica brasileira, a Fapemig, em seu site, oferece um conjunto diversificado de informações. Ela dita a excelente revista Minas Faz Ciência, de consulta obrigatória, para profissionais de comunicação, pesquisadores e estudiosos de C & T e divulgação científica. Navegue por lá: a viagem vale a pena.
(http://www.fapemig.br)
 

:: Observatório da Imprensa/Labjor

    O Observatório da Imprensa ,vinculado ao Labjor - Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo, da Unicamp, tem debatido aspectos importantes da teoria e da prática do Jornalismo Científico. Aliás, o Labjor mantém um excelente curso de especialização nesta área, bastante procurado por jornalistas e profissionais de outras áreas, interessados no processo de divulgação científico. O site do Observatório traz artigos, comentários etc sobre a área. Visita obrigatória.
(http://www.observatoriodaimprensa.com.br)
 

:: Comciência

    Certamente, a mais importante revista eletrônica de Jornalismo Científico brasileiro. Inclui material riquíssimo e atualizado sobre ciência e tecnologia e um conjunto formidável de links, além de seções úteis, como resenhas, Radar da Ciência etc etc. Se você tem interesse na área, não poderia, jamais, deixar de passear por lá, repetida e longamente. Uma verdadeira escola de Jornalismo Científico.
(http://www.comciencia.br)
 

:: Agências de notícias das universidades públicas paulistas

    A USP, a UNICAMP e a UNESP, importantes universidades públicas de São Paulo, mantém agências de notícias com cobertura regular da sua produção técnica e científica. No material por elas veiculado, é possível encontrar sempre muitas novidades e, sobretudo, dicas para pautas " quentes". Dê um pulo por lá.
 

:: CNN SCI-TECH

    Espaço dedicado à ciência e à tecnologia no site da CNN, com notícias atualizadas e boas matérias sobre temas "quentes". Se tiver algum tempo e arranhar o inglês, aí está um bom lugar para se navegar.
(http://www.cnn.com/TECH/)
 

:: The New York Times

    A editoria on line de ciência e tecnologia deste importante jornal americano traz um bom volume de material sobre temas da atualidade e disponiliza, a pedido do interessado, um serviço de alerta sobre as manchetes do dia e as matérias especiais por eles produzidas. Consulta importante.
(http://www.nytimes.com/pages/science/index.html)
 

:: Science Passion! O Portal da Ciência

    Site organizado por Mauro Pennafort, físico, professor de Física, com notícias, artigos, links etc em várias áreas do conhecimento, e que merece ser visitado.
(http://mauropessoa.cjb.net/)
 
 
 
Webdesign e hospedagem por @ms public
 
Home